segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Marketing Exagerado





Se divulgar e mostrar sua capacidade pode ser oportuno e positivo se for feito com bom senso e respeito. Porêm em nosso cotidiano cansamos de ver músicos se mostrando por demasiado, se promovendo sem a minima noção do ridículo e sem o respeito que deveria ser inerente e muito presente em nossas relações.
Vemos fatos que além de serem extremamente constrangedores e de mau gosto, tornam-se motivo de xacotas e desencadeiam o efeito contrário ao que a pessoa esperava.
Recentemente em uma viagem com amigos nos lembramos de fatos que certos músicos fazem que quase nos mijamos de tanto rir.
Nós músicos quase não mandamos curriculuns, participamos de testes ou entramos em concorrências para conseguir uma gig. Nossa realidade é a do “quem indica” e precisamos atentar para as questões de sempre, como pontualidade, ter bons instrumentos, conhecer as linguagens dos trabalhos em que estamos inseridos, mas principalmente devemos ter respeito pelas pessoas envolvidas.
O respeito nos impede de tomar atitudes errôneas e que ultrapassam o limite das relações saudáveis. O exagero na auto-promoção leva ao ridículo e pode desmerecer todo o seu empenho de estudo durante a carreira.
Tento me enxergar de fora. Quando me acho ridículo e babaca divulgando uma informação profissional nas redes sociais logo desisto. Espero estar acertando.
Nesses casos o bom senso deve ser ativado.
Mas é certo que em algumas pessoas esse gatilho pode estar enferrujado.

4 comentários:

*Lua* disse...

Oi Ramon, como saber se o marketing está exagerado?

Ramon Montagner disse...

OI Mariana
acho que se o bom senso não apitar os bons amigos nos dirão..rs bejao e obrigado pelo comentário

Claudio Rocha disse...

Ramon, concordo com você, companheiro!
O mais difícil é achar o equilíbrio, né? A gente tem um monte de amigos em comum que são adeptos do "anti-marketing", e isso também não é saudável. Acho que, no fim das contas, o melhor marketing é aquele que outros fazem para você, rsrsrsrs.
Mas, saber se expôr na medida certa é uma arte à parte…
Sábias palaras, mano!
Abs!
Claudião

Ramon Montagner disse...

valeu Claudião..vamos tentando né..rs..saudade de tocar com vc pô..abraço